cover
Tocando Agora:

A história e o legado de Ayrton Senna: do kart à lenda da Fórmula 1

Blog da Fut

A história e o legado de Ayrton Senna: do kart à lenda da Fórmula 1
A história e o legado de Ayrton Senna: do kart à lenda da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)

Poucos nomes têm o poder de ressoar na memória como o de Ayrton Senna. Com 41 vitórias, três títulos mundiais no automobilismo e um carisma incomparável, ele não apenas dominou as pistas, mas também os corações de milhões ao redor do mundo. Mesmo após 30 anos de sua partida, ele continua sendo inspiração para as pessoas. Continue a leitura e conheça a trajetória do homem que foi além da profissão e se tornou uma lenda.

A história e o legado de Ayrton Senna

Infância e primeiros contatos com o automobilismo

Em 21 de março de 1960, na cidade de São Paulo, nascia a lenda do automobilismo, Ayrton Senna. Filho de Milton e Neide da Silva, “Beco” como foi apelidado pela sua família, demonstrava um enorme interesse em carros. Com apenas 4 anos, Senna ganhou um mini carro de kart, construído e dado por seu pai, quem também compartilhava dessa paixão pelo automobilismo.

Durante o seu crescimento, Senna desejava explorar cada vez mais o universo da velocidade. Até que aos 13 anos, começou a competir oficialmente, e foi no kart que ele desenvolveu a base de suas habilidades únicas. Anos depois, venceu o Campeonato Sul-Americano de Kart em 1977 e 1978, mostrando que aquele era o primeiro passo da história e o legado de Ayrton Senna no automobilismo.


Ascensão de Ayrton Senna nas categorias de base

Depois de brilhar no kart, Senna mudou-se para a Inglaterra, em 1981, para correr na Fórmula Ford 1600, e com suas habilidades extraordinárias, venceu diversas corridas. Entretanto, no fim da temporada, o piloto voltou para o Brasil para fazer parte dos negócios da família, onde iniciou a faculdade de Administração.

Mas ele sabia que seu coração batia mais forte pelo automobilismo. E, em 1982, Ayrton Senna retornou à Inglaterra para competir na temporada seguinte da Fórmula Ford 2000. No ano seguinte, em 1983, ele migrou para a Fórmula 3, tornando-se campeão da categoria. Sua coragem e precisão nas pistas chamaram a atenção de equipes da Fórmula 1, e logo ele teria sua grande chance no cenário mundial.


Estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1

A estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1 aconteceu em 1984, pela pequena equipe Toleman. Mesmo com recursos limitados, a trajetória dele foi um fenômeno. Ainda pela equipe, Senna participou do GP de Mônaco, em que desafiou pilotos experientes da McLaren, Niki Lauda e Alain Prost. Com talento de sobra, o brasileiro ultrapassou seus adversários, mostrando que mesmo debaixo de chuva sua determinação era mais forte.

No ano seguinte, em 1985, Senna já corria na equipe Lotus, e lá teve a oportunidade de pilotar carros melhores e mais competitivos. A partir daí, o piloto conquistou seus primeiros Grandes Prêmios, sendo o GP de Portugal e o GP da Bélgica, alcançando o quarto lugar no fim da temporada daquele mesmo ano.

A próxima etapa na carreira de Senna aconteceu em 1988, quando foi contratado por uma das maiores equipes de automobilismo do mundo, a McLaren. A partir daí, o brasileiro passou a ser companheiro do então campeão, Alain Prost, e conquistou ainda mais espaço entre os gigantes da F1.


O auge de Ayrton Senna na McLaren e títulos mundiais

Ao ingressar na McLaren, Senna se superava cada vez mais, e assim venceu oito corridas, conquistando treze pole positions. O sonho do título mundial não demorou para acontecer, já que no mesmo ano, o brasileiro deu um show no GP de Adelaide, na Austrália, e se consagrou como campeão da Fórmula 1 pela primeira vez.

As vitórias do brasileiro incitaram uma disputa com seu próprio companheiro de equipe, o francês Alain Prost, e a relação entre os pilotos foi marcada por tensões dentro e fora das pistas. Se tornando uma das maiores rivalidades conhecidas da Fórmula 1.

Entre curvas e competições de alto nível, Senna garantiu o seu segundo título mundial no GP do Japão em 1990, e no ano seguinte conquistou o seu terceiro título. O piloto finalizou a sua passagem pela McLaren, em 1993, vencendo a última corrida daquele ano.


O GP de San Marino e a despedida de uma lenda

Em 1994, Senna trocou a McLaren pela Williams, mas enfrentou dificuldades para se adaptar ao novo carro. Logo quando iria competir pela nova equipe, houveram mudanças técnicas na Fórmula 1, como a proibição de ajuda eletrônica durante a condução e outras suspensões que complicariam a corrida do piloto.

O GP de San Marino, em Ímola, na Ítalia, ficou marcado como o circuito mais fatal da história da F1. O piloto austríaco Roland Ratzenberger, estreante na temporada, competia na classificação, quando perdeu o controle do seu carro e bateu em um muro, ocasionando na sua morte. Um dia após o triste acidente, ninguém imaginava que outra vida seria perdida naquela competição.

Sendo televisionado para todo o mundo, no dia 1º de maio de 1994, Ayrton Senna, enquanto liderava a corrida, falece em um trágico acidente ao bater a mais de 200 km/h em um muro na curva Tamburello. Com apenas 34 anos, sua morte abalou o mundo do automobilismo e a todos os fãs que acompanhavam a carreira brilhante do piloto.

Com as trágicas mortes no GP de San Marino, mudanças foram feitas em relação à segurança dos pilotos para que tais acidentes não se repetissem.


O legado de Ayrton Senna

Muito mais do que Tricampeão Mundial de Fórmula 1, o brasileiro foi um exemplo de profissional e ser humano. Sua dedicação não se limitava só às pistas, mas também as pessoas. Comprometido em fazer a diferença no mundo, a história e o legado de Ayrton Senna deixaram marcas profundas para as futuras gerações.

Hoje, o Instituto Ayrton Senna, fundado em 1994 pela família do piloto, mantém viva a sua missão de transformar vidas, melhorando a educação de milhões de jovens carentes no Brasil.

A história e o legado de Ayrton Senna foi tão marcante que inspirou diversas biografias, documentários premiados e séries. Essas obras não buscam apenas manter viva sua memória, mas mostram ao mundo o herói que ele foi, dentro e fora das pistas.


E aí, gostou de conhecer a história e o legado de Ayrton Senna?

Comentários (0)