cover
Tocando Agora:

70 anos do movimento apaeano

Rede News - Jornalista, Gilvandro Oliveira Filho

70 anos do movimento apaeano
70 anos do movimento apaeano (Foto: Reprodução)

 história faz parte da nossa identidade e da sociedade de forma geral. E, neste ano de 2024, quando o movimento apaeano completa 70 anos de caminhada, marcadas por luta, superação, conquistas e inclusão em benefício das pessoas com deficiência e suas famílias, a nossa razão de existir, a Apae Brasil, visando dar luz ao trabalho desenvolvido nesse período, promoverá ações para destacar os avanços e as realizações dos quais fomos e somos protagonistas. Afinal, sete décadas de história não é para qualquer movimento.

As raízes do movimento apaeano tiveram início no município do Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, por iniciativa de pais, liderados pelo casal Beatrice e George Bemis, amigos e profissionais de áreas técnicas, que fundaram a Apae do Rio de Janeiro, a primeira Apae do Brasil.

Desde então, o movimento se pluralizou e alcançou as cinco regiões do nosso país, tornando-se, inclusive, uma referência nacional e interacional na defesa, garantia e promoção de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, bem como na oferta gratuita de serviços especializados nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, esporte, cultura e outros.

Atualmente, a Rede Apae é composta pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), por 26 Federações das Apaes de Estado (Feapaes) e por 2.255 Apaes e coirmãs filiadas, que, juntas, ofertam milhões de atendimentos por ano para mais de 1,6 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias em todo o território nacional, assegurando assim direitos e proporcionando bem-estar, melhor qualidade de vida e acesso a oportunidades.

Apae Brasil 70 anos: uma história de inclusão.


Comentários (0)