cover
Tocando Agora:

Iphan tinha vistoria agendada para hoje em igreja que desabou na BA Instituto havia recebido pedido para checar dilatação do forro do teto

Edição: Paula de Castro/Sumaia Villela

Iphan tinha vistoria agendada para hoje em igreja que desabou na BA Instituto havia recebido pedido para checar dilatação do forro do teto
Iphan tinha vistoria agendada para hoje em igreja que desabou na BA Instituto havia recebido pedido para checar dilatação do forro do teto (Foto: Reprodução)

O desabamento do teto da Igreja de São Francisco, em Salvador, na Bahia, nessa quarta-feira (5), deixou uma pessoa morta e vários feridos.

De propriedade da Comunidade Franciscana da Bahia, a igreja - conhecida como "igreja de ouro" - e o convento de São Francisco são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e classificados como duas das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

O convento foi fundado em 1587 e a atual igreja, revestida em ouro, teve sua construção iniciada em 1708, e é considerada uma das mais ricas expressões do barroco brasileiro.

O Iphan informou, por meio de nota, que recebeu na última segunda-feira um pedido de avaliação de uma dilatação do forro do teto da Igreja; e que tinha uma visita técnica à Igreja de São Francisco de Assis agendada para esta quinta-feira.

Ainda segundo a autarquia, o pedido não indicava qualquer situação de emergência ou comunicado da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou outros órgãos a respeito de eventuais riscos.

Ainda na nota, o Iphan disse que já havia, inclusive, emitido um auto de infração em 2022 à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil por causa da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação.

O Iphan se colocou à disposição para colaborar com as investigações e para a adoção de medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural.

*Com colaboração de Daniella Longuinho

Comentários (0)