cover
Tocando Agora:

Quem é Osvaldo Nico Gonçalves, novo secretário de segurança pública de São Paulo

RedeSat

Quem é Osvaldo Nico Gonçalves, novo secretário de segurança pública de São Paulo
Quem é Osvaldo Nico Gonçalves, novo secretário de segurança pública de São Paulo (Foto: Reprodução)

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves é o novo secretário de segurança pública de São Paulo desde a última segunda-feira (1), quando o deputado federal Guilherme Derrite deixou o cargo. O ex-secretário foi exonerado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no dia 5 de novembro e agora retorna definitivamente à Câmara dos Deputados após relatar o PL Antifacção.

Conheça o novo secretário

Nico Gonçalves, como é conhecido, foi anunciado ao posto na última sexta-feira (28). Desde 2023, o delegado assumia o secretariado executivo da antiga pasta e era considerado o principal auxiliar de Derrite.

Formado em Direito, professor concursado da Academia de Polícia (Acadepol) e especialista em Polícia Judiciária, Nico já ocupou diferentes posições na segurança pública. Entre elas, estão a atuação como chefe da Delegacia Antissequestro e como delegado-geral da Polícia Civil na gestão Rodrigo Garcia, em 2022. Ele também dirigiu o Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope) e criou o Grupo de Operações Especiais (GOE), em 1992.

Um dos casos de maior repercussão midiática comandados pelo delegado foi a prisão do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, em 2020.

Após a mobilização de cinco viaturas e 15 policiais para a ocorrência, Queiroz foi encontrado em Atibaia, no interior de São Paulo, e preso por lavagem de dinheiro, organização criminosa e tentativa de interferir em investigações.

Em 2014, Nico também liderou a equipe que prendeu Roger Abdelmassih, ex-médico condenador pelo estupro de 37 pacientes em seu consultório de reprodução assistida entre 1995 e 2008.

Dono de restaurantes

Além da carreira policial, o delegado é conhecido pelos estabelecimentos gastronômicos administrados pela sua família. Ele é sócio minoritário de três pizzarias da rede Sala Vip com sua esposa e filhos. A primeira unidade, no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, funciona há mais de 40 anos. A família também administra o Nico Pasta & Basta e o Donna Di Nico Trattoria, restaurantes italianos localizado no Ipiranga.

Comentários (0)