cover
Tocando Agora:

Meta remove vídeo falso de Haddad depois de notifição da AGU Ministro da Fazenda usou as redes para desmentir boatos

Edição: Sayonara Moreno/ Eliane Gonçalves

Meta remove vídeo falso de Haddad depois de notifição da AGU Ministro da Fazenda usou as redes para desmentir boatos
Meta remove vídeo falso de Haddad depois de notifição da AGU Ministro da Fazenda usou as redes para desmentir boatos (Foto: Reprodução)

A empresa Meta, que controla as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, removeu das plataformas um vídeo falso, em que os autores fizeram uso de inteligência artificial para simular falas falsas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A bigtech foi notificada extrajudicialmente pela Advocacia Geral da União (AGU) na última quinta-feira (9). A AGU argumentou que a postagem manipulada contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes "sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal". Na notificação foi dado o prazo de 24 horas para que a empresa removesse o vídeo, o que acabou ocorrendo.

Também como forma de esclarecer a população, foi publicado um vídeo oficial nas redes sociais do Ministério da Fazenda. No material, o próprio ministro Fernando Haddad desmente as informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix, para rebater as postagens fraudulentas nas redes.

* Com informações da Agência Brasil.

Comentários (0)