cover
Tocando Agora:

Assessora ligada a Rosana Valle é exonerada da Autoridade Portuária de Santos

Rede News

Assessora ligada a Rosana Valle é exonerada da Autoridade Portuária de Santos
Assessora ligada a Rosana Valle é exonerada da Autoridade Portuária de Santos (Foto: Reprodução)

Menos de uma semana após a Câmara dos Deputados derrubar a Medida Provisória 1303/2025, que previa a taxação de bets, bilionários e bancos, o governo Lula exonerou mais de 370 nomes que ocupavam cargos no segundo escalão em autarquias federais, indicados por parlamentares contrários à MP. Em caso de aprovação, a iniciativa seria uma alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Ana Luísa estava lotada desde fevereiro de 2025 como assessora da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação na Autoridade Portuária de Santos (APS), de acordo com apuração da coluna Por Dentro da Política, do jornalista Sandro Thadeu, no Portal BS9.

Ana Luísa é filha da ex-deputada estadual e federal pelo PT, Mariângela Duarte (falecida em 2020, aos 74 anos). Ela atuou no gabinete de Rosana, que preside o PL Mulher de São Paulo, entre fevereiro de 2019 e 2 de abril de 2023.

Em seguida, assumiu a Gerência Regional de Santos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada ao governo do estado de São Paulo. Em março de 2024, voltou para a assessoria de Rosana na Câmara e, em fevereiro de 2025, foi para a APS. 

A colocação da ex-assessora da parlamentar em um cargo de confiança no Porto de Santos provocou estranheza nos bastidores da política santista, pois Rosana é do partido de Jair Bolsonaro (PL) e ferrenha opositora ao governo Lula.

Além disso, a APS é uma empresa de capital fechado, vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e controlada, majoritariamente, pelo governo federal.

A Fórum entrou com contato com a assessoria de Rosana Valle e pediu um posicionamento da deputada. Em nota, ela negou a relação entre os dois fatos, informou que não possui indicados no governo do PT, do qual é oposição, e que Ana Luísa pediu exoneração do seu gabinete há alguns meses com o intuito de trabalhar na APS.

A deputada citou, também, que o presidente da estatal, Anderson Pomini, declarou à imprensa, em fevereiro, que assumiu a indicação da profissional e que a escolha se deu por caráter “estritamente técnico, aprovada pelo Governo Federal e que atendia às necessidades de reforço das equipes empenhadas em obras de infraestrutura iniciadas no Porto”.

Leia íntegra da nota de Rosana Valle

“Ana Luísa de Araújo Gama Duarte pediu exoneração do Gabinete da deputada federal Rosana Valle (PL-SP), meses atrás, já com o intuito de trabalhar na Diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos-SP.

Na época de sua admissão, publicamente, à Imprensa, o presidente da repartição, o advogado Anderson Pomini, assumiu a indicação da profissional, reiterando que a escolha se deu por caráter ‘estritamente técnico, aprovado pelo Governo Federal e que atendia às necessidades de reforço das equipes empenhadas em obras de Infraestrutura iniciadas no Porto’.

A deputada Rosana Valle não tem indicados no governo do PT, do qual é oposição.

Gabinete Deputada Rosana Valle (PL-SP)”.

Comentários (0)