cover
Tocando Agora:

Boulos deve ser nomeado ministro por Lula assim que presidente retornar de NY

Rede News

Boulos deve ser nomeado ministro por Lula assim que presidente retornar de NY
Boulos deve ser nomeado ministro por Lula assim que presidente retornar de NY (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou a auxiliares, ministros e dirigentes do PT que pretende anunciar Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição a Márcio Macêdo. A formalização está prevista para a volta de Lula de Nova York, onde participou da abertura da Assembleia-Geral da ONU. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Atendendo a um pedido de Lula, o PT de Sergipe se mobilizará para a campanha de Márcio Macêdo a deputado nas eleições do ano que vem; o líder petista no Senado, Rogério Carvalho, assumiu esse compromisso. A troca de cadeiras ocorre em meio a um tabuleiro em movimento, com o governo ajustando posições para fortalecer sua sustentação política.

Por que a Secretaria-Geral?

Com gabinete no Palácio do Planalto, a Secretaria-Geral é a estrutura responsável pela interlocução direta com movimentos sociais. Lula avalia o nome de Boulos desde o início do ano, quando esboçou uma reforma ministerial, mirando reativar a base social — especialmente entre a juventude — e consolidar terreno para 2026.

A eventual ida de Boulos marcará a 13ª alteração no ministério desde 2023. Em paralelo, segue no radar a saída de Celso Sabino do Turismo, demanda do União Brasil; Lula deve recebê-lo na quinta-feira (25). Essas mexidas compõem um pacote mais amplo de rearranjos na Esplanada.

Disputa de narrativas e 2026 no horizonte

No ambiente digital, o Planalto busca maior combatividade nas redes para enfrentar a agressividade bolsonarista. A meta é crescimento contínuo de alcance e engajamento, mirando repetir o desempenho de 2022. O xadrez também considera a possibilidade de uma ala do centrão se alinhar a uma candidatura de direita no próximo ano; por isso, o governo trabalha para firmar sua base histórica de esquerda.

Comentários (0)