A reação de Tarcísio de Freitas ao afago de Trump em Lula
Rede News

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, se manifestou sobre o afago feito por Donald Trump no presidente Lula (PT), nesta terça-feira (23), durante Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
Tarcísio foi indagado a respeito dos discursos dos dois chefes de governo. Em resposta, defendeu que ambos mantenham conversa sobre o tarifaço aplicado ao Brasil pelo governo estadunidense.
“Não vou comentar porque eu não ouvi o discurso. Eu acho que os dois têm que sentar e conversar mesmo, porque é o caminho da negociação que vai resolver esse problema de tarifa. É o que a gente tem defendido há muito tempo”, disse ele, durante agenda em Campinas, no interior do estado de São Paulo.
Após discurso em que citou a interferência do governo dos EUA na soberania brasileira, Lula foi mencionado por Trump, que afirmou ter sentido uma “química excelente” ao encontrar brevemente o presidente do Brasil nos bastidores da Assembleia.
A citação a Lula - único líder mundialmente citado nominalmente no discurso - se deu quando Trump falava da guerra tarifária que desencadeou contra o mundo, mencionando o Brasil como exemplo.
"Nós vamos usar as tarifas para defender a nossa soberania, a segurança, inclusive contra países que tiraram vantagem de governos anteriores dos Estados Unidos por décadas, incluindo os mais corruptos e incompetentes. O Brasil agora tem tarifas imensas em resposta aos seus esforços para interferir nos direitos de cidadãos americanos e outros com censura, repressão. De usar o sistema judicial como arma", disse Trump.
Em seguida, o presidente dos EUA mudou o tom e fez referência a um breve encontro que teria tido com Lula nos bastidores do evento.
Trump anuncia encontro com Lula
"Eu acho que não tenho problema de dizer isso, porque eu devo dizer, eu estava aqui, eu encontrei o líder do Brasil, eu falei para ele, e nós nos abraçamos", afirmou Trump, ressaltando que "nós concordamos que nós vamos nos encontrar na próxima semana".
"Não temos muito tempo para falar, mas aqui foi tipo 20 segundos, mas nós conversamos, e nós concordamos em conversar na próxima semana. Ele parece um homem muito agradável, e eu gosto dele, e ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos ali esses 30 segundos. Foi uma coisa muito rápida, química excelente. Isso foi um bom sinal", emendou.
Comentários (0)