cover
Tocando Agora:

Arthur Henrique recebe quase mesmo número de votos de Denarium, principal apoiador na eleição

Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima Mais votado na eleição suplementar deste domingo (21), o ex-prefeito de B...

Arthur Henrique recebe quase mesmo número de votos de Denarium, principal apoiador na eleição
Arthur Henrique recebe quase mesmo número de votos de Denarium, principal apoiador na eleição (Foto: Reprodução)

Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima Mais votado na eleição suplementar deste domingo (21), o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), quase alcançou o número de votos do ex-governador Antonio Denarium (Republicanos), um dos principais apoiadores na campanha. Arthur recebeu 160.004 votos, o que corresponde a 60,87% do total. Ele ficou a 3.163 votos de alcançar a votação registrada por Denarium nas eleições de 2022. O ex-governador obteve 163.167 votos. Mesmo com a maioria dos votos nas urnas, Arthur não foi declarado eleito porque concorreu sub judice. Ele aguarda definição sobre o registro de candidatura, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a votação na noite deste domingo, Arthur celebrou a votação ao lado de Denarium, e agradeceu o apoio. "Obrigado pelo seu apoio, essa união só fortaleceu a caminhada e a luta por um estado melhor", disse Arthur. "Parabéns, meu amigo Arthur Henrique, governador eleito pela vontade soberana do povo!", comentou Denarium. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp 🔎 Entenda: sub judice significa que o candidato ainda aguarda julgamento da Justiça e a candidatura segue indefinida. No caso de Arthur, ele foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização ao deixar o cargo de prefeito, mas recorreu e aguarda julgamento de recursos no TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF). Apoio de Denarium Um mês antes da eleição suplementar, Denarium anuciou apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo do estado. Até então, os dois pertenciam a grupos políticos rivais. Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. No entanto, na eleição suplementar, Surita declarou apoio a Sampaio, principal opositor de Arthur. Arthur Henrique ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita, de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Rompimento da aliança Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no TSE contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. Após ser reeleito, Arthur deixou o MDB e se filiou ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O prefeito era filiado ao MDB desde que começou na carreira política, quando foi apadrinhado pela ex-prefeita Teresa Surita. A sigla também tem Romero Jucá como um dos seus principais líderes. Após mudar de sigla, Arthur Henrique rompeu com o grupo mdbista e passou a receber apoio do ex-governador Antonio Denarium. Durante esta eleição suplementar, o principal adversário de Arthur na disputa foi o governador interino e deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que teve o apoio da ex-prefeita. Sampaio também foi líder do governo Denarium na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). Antonio Denarium declara apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo de Roraima nas eleições suplementares. Reprodução/Instagram Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Fale Conosco