cover
Tocando Agora:

Preso por suspeita de ameaçar Felca comprou senha de sistema da polícia no Telegram, diz delegado

Rede News

Preso por suspeita de ameaçar Felca comprou senha de sistema da polícia no Telegram, diz delegado
Preso por suspeita de ameaçar Felca comprou senha de sistema da polícia no Telegram, diz delegado (Foto: Reprodução)

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, o suspeito confessou que comprava senhas de acesso a sistemas sigilosos no Telegram, serviço de mensagens instantâneas. “Foi constatado que ele estava com um computador aberto e logado no sistema da polícia aqui de Pernambuco. Ele estava com acesso, com a senha e outras credenciais anotadas, inclusive elas estavam funcionando perfeitamente. Ele acabou confessando que adquiriu as credenciais em grupos no Telegram”, disse o delegado Eronides Meneses, da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Pernambuco.

Procurado pelo Estadão, o Telegram não respondeu até a publicação desta reportagem.

No momento da prisão, Lucas estava acompanhado de outro rapaz, identificado como Paulo Vinícius. A defesa de Vinícius não foi localizada.

Ambos foram autuados em flagrante pelo crime de invasão de dispositivo informático com acesso a informações sigilosas, por terem entrado no sistema da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Se condenados, a pena pode chegar a até cinco anos de prisão.

“Conseguiam invadir sistemas das polícias do Brasil e do Poder Judiciário, conseguindo inclusive inserir informações de mandado de prisão de qualquer indivíduo, qualquer pessoa que fosse inimiga do grupo”, disse Meneses. “Eles utilizavam essas informações também para abertura de contas para lavagem de dinheiro e recebimento de pagamentos.”

Ameaças e venda de material infantil

Em postagem nas redes sociais, o secretário da Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, disse que rapaz vendia pornografia infantil.

“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, afirmou Derrite.

Quebra de sigilo

Na semana passada, a Justiça determinou a quebra do sigilo de um usuário do serviço de e-mail do Google que ameaçou de morte o youtuber. Procurado pelo Estadão, o Google informou que não iria comentar a decisão da Justiça.

Os e-mails têm os seguintes dizeres: “e ae babaca vc acha que vai fica vc impune por denunciar o hytalo santos vc ta enganado vc vai se ferrar muito sua vida após a denunciando ele prepara pra morrer vc vai pagar com a sua vida” e “ae macaco branco vc vai morrer se prepara por sua vida vc corre risco e vc vai pagar com a vida vc e um otário pedófilo”. As ameaças vieram depois de o youtuber denunciar a ‘adultização’ de crianças e adolescentes nas redes sociais.

Comentários (0)