cover
Tocando Agora:

Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump

Rede News - Jornalista Gilvandro Oliveira Filho

Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump
Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Relações Institucionais criticaram os ataques do vice-secretário do Departamento de Estado norte-americano, Christopher Landau, ao Judiciário brasileiro.

Em uma postagem feita no sábado (9/8), em uma rede social, Landau afirmou que um único ministro do Supremo Tribunal Federal "usurpou o poder ditatorial" ao ameaçar com prisão líderes dos outros poderes ou suas famílias.

Ele também acusou o ministro de acumular autoridade excessiva e destruir a relação histórica de proximidade entre o Brasil e os Estados Unidos.

O número dois da diplomacia americana disse ainda que "sempre é possível negociar com líderes dos poderes Executivos ou Legislativos de um país, mas não com um juiz".

Segundo o Itamaraty, a postagem representa um "ataque frontal à soberania brasileira e à uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem".

Já a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou a mensagem do vice-secretário como "arrogante" e uma "gravíssima ofensa" ao Brasil, ao STF e à verdade.

Para a ministra, "quem tenta usurpar o poder no Brasil e busca destruir a relação histórica entre os dois países é a família Bolsonaro". E que os três poderes brasileiros não estão “impotentes".

Comentários (0)