Prefeito e vice-prefeita de Barueri (SP) têm mandato cassado pelo TRE Candidatos fizeram uso indevido de meios de comunicação na campanha
Rede News

O prefeito e a vice-prefeita eleitos em 2024 para administrar Barueri, na região metropolitana da capital paulista e oitavo município mais rico do estado de SP, tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Segundo o Tribunal, Beto Piteri, do Republicanos, e a vice-prefeita Dra. Claudia, do PSB, usaram indevidamente os meios de comunicação para desequilibrar a disputa, no último mês de outubro.
Além da cassação dos eleitos, Piteri e o ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan, do PSB, estão inelegíveis por oito anos, contados a partir das eleições do ano passado.
A ação foi movida pela coligação Aqui Tem Barueri, derrotada na disputa, que apontou ainda a prática de abuso de poder econômico.
Na decisão do TRE paulista, o uso indevido dos meios de comunicação ficou caracterizado pela divulgação de vídeos impulsionados no perfil de Rubens Furlan no Instagram. O material apoiava a campanha eleitoral dos afilhados políticos, e ainda depreciava o candidato oponente, Gil Arantes.
O juiz Regis Barbosa Filho afastou, no entanto, a acusação de abuso do poder econômico, considerando que o montante investido na divulgação dos vídeos não pode ser considerado exagerado.
Da decisão, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
Comentários (0)