cover
Tocando Agora:

PF investiga esquema de fraude em merenda escolar de Manaus Empresa investigada não tem histórico de fornecer alimentos

Edição: Daniel Ito / Marizete Cardoso

PF investiga esquema de fraude em merenda escolar de Manaus Empresa investigada não tem histórico de fornecer alimentos
PF investiga esquema de fraude em merenda escolar de Manaus Empresa investigada não tem histórico de fornecer alimentos (Foto: Reprodução)

Em Manaus, a contratação de uma empresa para fornecer kits de merenda para as crianças de escolas públicas está em xeque: a Polícia Federal identificou um esquema de desvio de recursos públicos.

A empresa contratada no esquema fraudulento, com dispensa de licitação, não possuía capacidade operacional nem histórico de fornecer alimentos para o setor público, além de ter sede em "local desconhecido". Entretanto, ela foi favorecida pela licitação em 2020, resultando em um prejuízo milionário, de acordo com a investigação da Polícia Federal.

Para desarticular o esquema, 30 agentes federais cumpriram, na manhã desta terça-feira (25), seis mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos — entre eles, servidores públicos, empresários e intermediários — e também nas sedes das empresas. As ordens, cumpridas em Manaus, foram expedidas pela Justiça Federal.

A investigação começou a partir de uma ação popular e de auditorias feitas pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União. Foram constatados indícios de: dispensa indevida de licitação, superfaturamento, e movimentações financeiras suspeitas entre as empresas envolvidas, que tinham conexão empresarial entre elas. Segundo a PF, houve uma atuação coordenada para favorecer a empresa fornecedora.

O levantamento bancário dos suspeitos mostrou, inclusive, que parte dos valores pagos pela prefeitura foi imediatamente repassado para uma das empresas concorrentes.

A nossa produção tenta contato com a Prefeitura de Manaus, que ainda não enviou uma resposta oficial sobre o caso.

Comentários (0)