cover
Tocando Agora:

Ernesto Paglia assume como apresentador do Roda Viva, da TV Cultura

RedeSat

Ernesto Paglia assume como apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Imagem da Rede Social

A TV Cultura anunciou, nesta sexta-feira (16), que Ernesto Paglia, 66, será o novo apresentador do programa Roda Viva, uma das atrações mais tradicionais da televisão brasileira.

O jornalista irá estrear no comando do programa em fevereiro de 2026, logo após o Carnaval. O Roda Viva, que em 2026 completa 40 anos, é conhecido por debates sobre temas sociais, culturais, econômicos e políticos com convidados de destaque, tanto do Brasil quanto do exterior.

Paglia tem uma carreira de mais de 40 anos no jornalismo, com passagens marcantes pela Rede Globo. Ele atuou como repórter especial e correspondente internacional, destacando-se em coberturas de grande relevância, como correspondente em Londres, com foco em política, economia e questões sociais.

Em declaração, Maria Angela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta (que dirige a TV Cultura), ressaltou que a escolha de Ernesto Paglia é parte de uma renovação desejada para o Roda Viva.

“O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento. Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante”, afirmou.

Maria ainda ressaltou a importância do programa, dizendo que, ao longo de quatro décadas, o Roda Viva se consolidou como um espaço único de discussões sobre temas essenciais da sociedade.

Marília Assef, diretora de Jornalismo da TV Cultura, complementou que a escolha de Paglia foi motivada pela respeitada trajetória jornalística dele.

“Paglia contribuirá para a relevância já consagrada do Roda Viva, conduzindo entrevistas aprofundadas, respeitando a diversidade de entrevistados, com uma bancada autônoma e plural. Estamos confiantes de que sua condução irá manter o rigor jornalístico que sempre caracterizou o programa”, afirmou Marília.

Paglia se mostrou empolgado e honrado com o desafio. "Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira, o Roda Viva. Estou muito feliz, e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo programa nos seus 40 anos de história”, declarou.

Ele também aproveitou para destacar sua trajetória no jornalismo, que completará 45 anos em 2026.

“É uma chance de encarar um novo desafio na carreira, que em 2026 chega a um número que me enche de orgulho: 45 anos de Jornalismo. Prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão. Portanto, eu deixo o convite: vamos entrar juntos no Roda Viva. Em 2026, Somos Cultura!”, disse.

Comentários (0)

Fale Conosco