cover
Tocando Agora:

Convênio da Itaipu beneficia cerca de sete mil pessoas em Guaraqueçaba (PR)

RedeSat

Convênio da Itaipu beneficia cerca de sete mil pessoas em Guaraqueçaba (PR)
Entrega de motores em Guaraqueçaba. Fotos: Lana & Gabe/ Itaipu Binacional.Imagem da Rede Social

Investimentos contemplam infraestrutura urbana, segurança alimentar e fortalecimento da pesca artesanal. Cerimônia de entrega de equipamentos foi nesta segunda-feira (29)

Localizada em área de preservação ambiental da Serra do Mar, Guaraqueçaba é considerada pela Unesco um tesouro da humanidade, devido à riqueza de sua biodiversidade. No entanto, infraestrutura e oportunidades de crescimento econômico sempre foram uma preocupação para a população ribeirinha.

Com o objetivo de apoiar projetos que promovam melhorias para essas comunidades e impulsionar desenvolvimento social, produção sustentável e saúde e bem-estar, a Itaipu Binacional, por meio do edital Itaipu Mais que Energia, contemplou nove projetos de Guaraqueçaba que irão beneficiar cerca de 7 mil pessoas com obras de infraestrutura e equipamentos para pesca e agricultura familiar. A entrega oficial dos aparelhos foi nesta segunda-feira (29), na sede da Força Sindical do município.

Os investimentos fazem parte de dois editais do programa Itaipu Mais Que Energia. O primeiro, lançado em 2023, destinou quase R$ 3 milhões para obras de drenagem na área central da cidade e implantação de sistema de abastecimento de água potável na comunidade quilombola do Batuva, que atende 42 famílias. Já o segundo edital, de 2024, contemplou projetos que somam mais de R$ 4 milhões voltados à segurança alimentar e ao fortalecimento da pesca artesanal.

Entre os equipamentos entregues estão 96 motores para embarcações de pesca, 10 barcos, caminhões refrigerados e 500 caixas plásticas para transporte de produtos agrícolas. Também foi anunciada a reforma do Palácio das Águias, prédio histórico que será transformado em centro cultural para fomentar o turismo na região.

“Esses investimentos vão aumentar a renda dos pescadores, qualificar ainda mais a mão de obra e fortalecer a base social das cooperativas. Além disso, ampliam o potencial turístico da cidade, que é uma grande marca de Guaraqueçaba”, detalhou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destacou que investir em obras de drenagem tem grande importância para garantir o escoamento das águas e proporcionar um ambiente melhor tanto para moradores quanto para turistas na região central da cidade. “Essas obras só costumam ser lembradas quando acontecem enxurradas ou chuvas intensas, situações frequentes em Guaraqueçaba. O município enfrenta grandes necessidades e vive um isolamento significativo, e nós conhecíamos bem essas dificuldades”.

Fortalecimento da pesca artesanal

Para os pescadores locais, os novos motores significam autonomia e melhores condições de trabalho. “O pescador não tinha a opção de comprar esses motores. E hoje está ganhando, sem custo nenhum”, celebrou Maurício Dias, representante da Colônia de Pescadores Z-2 de Guaraqueçaba, que recebeu 52 unidades. Segundo ele, muitos profissionais já possuíam embarcações, mas a falta de propulsão adequada dificultava a atividade, restringindo a produção e, consequentemente, a renda das famílias.

A pescadora Marília dos Santos de Castro apontou outras utilidades para um barco motorizado. “Vai mudar muita coisa. Ajuda muito a gente a não precisar depender da embarcação dos outros para poder ir até a Ilha Rasa ou até mesmo ir para o hospital em Guaraqueçaba”, explicou.

Comentários (0)

Fale Conosco