Presidente da ENBPar visita Itaipu e reforça integração entre instituições
Rede News

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Marlos Costa de Andrade, esteve na manhã desta quarta-feira (10) em Foz do Iguaçu para sua primeira visita oficial à usina de Itaipu. A informação foi divulgada pela assessoria da Binacional. Durante a agenda, Andrade foi recebido pelos diretores Carlos Carboni, de Coordenação, e Renato Sacramento, diretor técnico, que apresentaram a estrutura da hidrelétrica e os investimentos socioambientais mantidos pela empresa.
Acompanhado do diretor de Comercialização de Energia da ENBPar, Wander de Azevedo, e do chefe de gabinete da presidência, Adhemar Palocci, Andrade percorreu diferentes áreas da usina e participou de reuniões com a equipe técnica. A visita reforçou a integração entre as duas instituições, já que a ENBPar detém 50% do capital da Itaipu e é responsável pela compra da energia produzida para o sistema brasileiro.
Em sua exposição, Renato Sacramento apresentou dados sobre o Tratado de Itaipu, a governança binacional, os aspectos técnicos da operação e o papel estratégico da hidrelétrica no fornecimento de energia para Brasil e Paraguai. Ele ressaltou a importância da modernização constante: “Sempre é uma satisfação receber aqui a ENBPar e principalmente o presidente Marlos. Essa é sua primeira visita à Itaipu, então é uma oportunidade de conhecer a usina, de mostrarmos pessoalmente o que fazemos aqui e aumentar cada vez mais essa integração entre a Itaipu e a ENBPar, que além de deter 50% do capital da nossa empresa, é também quem adquire a energia de Itaipu para comercialização no sistema brasileiro”.
Carlos Carboni, por sua vez, destacou os impactos socioeconômicos do programa Itaipu Mais que Energia, que ampliou sua área de abrangência para 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul. “A Itaipu é mais que uma geradora de energia. É uma força de desenvolvimento regional”, afirmou o diretor de Coordenação.
A gerente do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas, Simone Benassi, também apresentou iniciativas da empresa na área ambiental, explicando como a usina atua na preservação da qualidade da água do reservatório. Ela detalhou os projetos de pesquisa realizados em parceria com agricultores, comunidades acadêmicas e prefeituras da região.
Ao final da programação, Andrade ressaltou a relevância de vivenciar de perto a rotina da usina. “Nós temos que vir, conhecer, temos que realmente ter essa imersão para ter noção da importância da Itaipu para todo o sistema. Todos os projetos que vimos hoje, que pensam realmente em políticas públicas, em como interagir com a sociedade, como levar a melhor qualidade de vida, mais dignidade são importantes”, declarou.
A agenda foi concluída com uma visita técnica às instalações da usina, consolidando a aproximação institucional entre a ENBPar e a Binacional.
Comentários (0)