14 de junho de 2024 - 13:27

Cidades

19/05/2024 09:28

20° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu

Maior evento da viola caipira conta com 20 artistas do sertanejo raiz em programação gratuita

Tradição entre o povo interiorano, a viola é importante elemento da região central do Brasil, incluindo Mato Grosso. Para reforçar tais raízes e propagar uma cultura tão rica como essa, a Secretaria de Turismo e Cultura de Poxoréu e Sistema Comércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), promovem a 20ª edição do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu. O evento, que ocorre entre os dias 31 de maio e 1° de junho, reúne grandes nomes da música caipira, proporcionando um encontro de gerações.

O Parque de Exposições da cidade mato-grossense será o palco das apresentações do sertanejo raiz, com Pâmella Viola e Karoline, Bruna Viola e Mayck e Lyan no palco principal, além dos nomes como Zé Mulato & Cassiano, Vinícius & Venâncio, Divino & Donizetti, Orquestra de Viola de Poxoréu e outros, que ao todo somam 20 violeiros na Concha Acústica.

A entrada do público é solidária mediante a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, comemora os 20 anos da edição. “O Encontro é uma tradição, assim como a cultura que estamos valorizando com a produção do evento. É extremamente importante reunirmos músicos que são de diferentes gerações, pois isso demonstra como a música raiz tem o poder de seguir forte com o passar do tempo”, enfatiza.

O diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, destaca a importância do Encontro de Violeiros para a popularização do conhecimento da viola caipira. “Se trata de um espetáculo singular, que traz nomes que são de grande importância para a cultura e história da viola caipira. É uma enorme honra apoiar essa iniciativa que fomenta a cultura em nosso estado”, completa.

Atrações de peso

Com apoio da Avicpox (Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu), Sindicato Rural De Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), o evento tem início às 17h30 do dia 31 de maio, na Concha Acústica, com apresentação do grupo Os Altaneiros, Os Dois Mineiros, Juliana Andrade, Batô e Cleber e Os Diamantes do Catira.

A abertura dos shows no palco principal fica por conta de Pâmella Viola e Karoline. A dupla é da cidade de Poxoréu e sua primeira apresentação foi no próprio Encontro de Violeiros, há 8 anos. Sua união foi marcada pela música, iniciada em uma roda de viola, evidenciando suas raízes culturais e a paixão compartilhada pela música sertaneja.

A dupla é responsável por abrir o show da artista Bruna Viola, que teve seu primeiro contato com o instrumento aos 10 anos de idade. Aos 15, já estava com equipe formada. Influenciada pelo avô, que era fã de Tião Carreiro e Zico e Zeca. “Meus avós maternos eram músicos, então, é algo que corre no meu sangue, não tinha como assumir outro caminho”, comenta a cantora e instrumentista.

Sua dedicação à música sertaneja raiz foi reconhecida em 2017, quando ganhou a 18ª edição do Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras com a obra “Melodias do Sertão”. A jovem mantém o sertanejo raiz vivo, contribuindo significativamente para a preservação e promoção desse gênero musical no Brasil. Em 2011 recebeu o Prêmio Rozine de Excelência da Viola Caipira e já foi indicada ao Prêmio Prata da Casa pelo Sesc Pompéia-SP.

Já no segundo dia, 1º de junho, o palco principal recebe a dupla sertaneja Mayck e Lyan. Fãs de Tião Carreiro, Pardinho e Ronaldo Viola, a dupla se destacou entre os 20 artistas que mais venderam discos no Brasil segundo a ABPD em 2006. Em 2023, a música “Chuva no Pantanal” foi escolhida para a trilha sonora da novela “Pantanal”, da Rede Globo, o que representou um grande impulso na carreira da dupla, sendo eles convidados para participações com grandes artistas.